A despedida ao nosso maior criador!
Faleceu no último Domingo,17/12/2017, o criador Anis Razuk, aos 95 anos, proprietário da Fazenda Sant´Anita em Itú-SP.
Ele era o criador mais antigo em atividade da raça Bretã, começou a criar em 1980, antes da ABCCBretão ser fundada (1982) e ainda é o maior criador particular no Brasil, e um dos maiores do mundo, temos até hoje 214 animais registrados em nome dele, desde 1989, quando o SRG da Raça Bretã começou a funcionar, além de criar outra raça de tração, o Percheron, e com a mesma qualificação, de maior criador e importador destas raças. Vários animais campeões, vários troféus como melhor expositor e criador nas Nacionais aqui, animais com seu sufixo DA ARCA, que ficou famoso.
Importou da França 25 animais da raça Bretã e 24 Percherons ao longo de 13 anos, e muitos deles foram campeões lá e aqui. Na foto o seu maior xodó, o garanhão RIVAL DES NEIGES, que coincidentemente também partiu no começo deste ano. (FOTO em Avaré-SP)
Foi pioneiro nestas importações como criador particular, em trazer os primeiros animais rosilhos, o primeiro garanhão castanho, e em trazer campeões e campeãs nacionais em seu berço, várias histórias para conseguir estes animais passamos juntos, tive a honra de ser , como ele falava, sua cúmplice nas aventuras e desbravamentos que travamos desde 1997, foram 20 anos de inclusão de novas linhagens no Brasil, que melhoraram em muito o mercado e valorizou mais a nossa raça.
Seu Anis, como o chamávamos, vai fazer falta, pois foi um grande incentivador e apoiador da ABCCBretão, e da nossa raça, sempre nos recebia com alegria em sua fazenda para fazermos as reuniões de diretoria, as Assembleias, e depois apreciarmos seus belos animais, de genéticas inigualáveis. Sensato e imparcial, só via o bem da raça, não gostava de politicagem, ajudou nossa ABCCB por várias vezes, nos momentos mais difíceis, e quantos bons momentos ele nos proporcionou.
Descanse em paz grande amigo! Só quem conviveu de perto e fez parte de suas aventuras para trazer, criar e fomentar estas raças de tração no Brasil, pode falar que perdemos uma grande pessoa, de personalidade forte, mas de um coração de ouro, e um grande apaixonado pela vida, a qual soube curtir muito bem e principalmente ao lado dos cavalos de tração!
Adeus, e muito obrigada por tudo que fez e realizou por nossa Raça!